top of page
Resumo de papel

4. Desenvolvendo o escopo

Escopo diz respeito a tudo o que deve (e o que não deve) ser feito no projeto. Escopo pode ser entendido também como a meta  do que precisa ser entregue. Conhecer as limitações e acertar detalhes do escopo pode evitar problemas de comunicação e garantir maior satisfação em relação aos resultados finais.

Para o escopo, existem 2 classificações principais:

ESCOPO DO PROJETO

Significa tudo aquilo que você vai executar de atividades e processos. Por exemplo, se você vendeu um projeto de um aplicativo, e ao longo do projeto você criará os wireframes, então descreva que "criação de wireframe" faz parte do escopo do projeto. Foco no que você vai fazer.

 

ESCOPO DO PRODUTO

São as caraterísticas e funcionalidades do produto final do seu projeto. Por
exemplo, se em um site que você vendeu terá uma funcionalidade de busca,
descreva a busca como escopo do produto. Foco no que você vai entregar.

Lembre-se: dentro do escopo, também é possível inserir

o que não será entregue ao final do projeto.

Como criar o escopo?

O gerente de projetos não precisa descrever o escopo sozinho, a melhor forma de fazê-lo é utilizando a ajuda de outras pessoas envolvidas no projeto.

E para facilitar esta etapa, é possível descrever o escopo e suas premissas e inserir no Termo de Abertura de Projeto, mas também utilizar de ferramentas que irão otimizar a visualização do seu projeto como um todo e facilitar na compreensão do que será necessário para executá-lo.

Importante salientar que um escopo bem feito, dá visão sobre qual equipe que será necessária para executar o projeto, quais serão os serviços contratados por fora, quais serão os stakeholders e quais atividades do escopo que precisão de melhoria contínua.

Matriz de escopo para produto

modelo prodip1.png

A matriz de escopo de um produto é basicamente uma planilha que reúne um conjunto de características que descrevem o resultado final, ou seja, o produto acabado. Neste momento, é preciso entender quais são as expectativas do cliente em relação ao produto e levantar as suas características para entregar de acordo com o esperado.

As características podem ir desde detalhamentos de um site como, ter busca ou não, a quantidade de páginas, funcionalidades esperadas... ou detalhes de um produto físico, como, a cor, o tamanho, e considerar etapas de prototipação e testes.

Utilizando este recurso, é possível tem uma visão ampla sobre como será o produto, facilitando que todos os envolvidos no projetos, e até mesmo stakeholders, tenham uma noção geral.

Você pode baixar um Modelo de Matriz de Escopo clicando aqui.

Mapa mental para projeto

Um mapa mental é uma espécie de diagrama onde se organiza ideias e informações. De maneira geral, o mapa mental é uma forma visual de apresentar ideias, ajudando na estruturação e organização das informações. 

Com esta ferramenta é possível ter uma visão geral do projeto, considerando as entregas e sub-entregas. Neste momento, você pode incluir campanhas integradas, como por exemplo: o lançamento de um produto, que terá uma campanha através de sites e redes sociais paralelamente. 

Neste momento também é possível identificar atividades que precisarão de report semanal ou manutenção de sites, por exemplo. Neste momento, é possível dimensionar se você terá equipe necessária para executar o projeto.

Abaixo sites perfeitos para criar seu mapa mental:

95147724a8bc8598cd7cabd5885f981a.png
  • lucidchart
  • mindmeister
  • miro

Vamos agora para
a etapa de custos

bottom of page