top of page
crescimento

4. Gestão de custos

Chegamos na etapa de se programar e gerir os custos do que foi planejado. Neste site, o foco será em todos os valores que serão investidos para execução o projeto. Não será considerado cálculos para a venda do projeto, que no caso exigiria despesas de honorários da equipe interna, margem de lucro, impostos, além de incluir o valor* do que será entregue. 

*Valor é o que é atribuído ao seu produto/serviço e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada um.

Modelo de Planilha para Cálculo de Hora-Homem

Custos externos

Aqui não focaremos nos custos da equipe interna para calcular os valores do projeto, mas se este for o seu caso, lembre-se de adicionar as despesas de cunho interno com as despesas externas, que são os fornecedores, parceiros ou profissionais freelancers em seu projeto. 

 

Neste momento, é importante retomar o escopo do projeto e destacar dele, quais atividades precisarão de algum investimento. É importante salientar que neste momento também aparecem valores menores, como por exemplo: a compra de uma trilha sonora, software, licença de pesquisa, domínio de site ou até mesmo, considerar hospedagem, deslocamento e passagens.

Das métricas que podem ser utilizadas neste momento, talvez seja importante você considerar a mais conhecida, chamada ROI, que é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos.

271242388432-210724-mlb-retorno-de-la-inversion-como-calcularlo-en-tu-tienda-card-01.png
271242319744-210724-mlb-retorno-de-la-inversion-como-calcularlo-en-tu-tienda-card-04.png

Vamos agora para
a etapa do cronograma

bottom of page